Disposições para fazer um bom retiro

2 Cristalina fuente

É preciso encarar esse retiro não apenas como um evento “cronológico”, mas “kairológico”, ou seja, não devemos encará-lo apenas como um evento histórico, mas como um momento propício da graça de Deus.

Tal percepção permite que estejamos dispostos a acolher a graça de Deus que quer se manifestar a nós. Podemos rezar juntos com o salmista e dizer: “Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos!” (Sl 117, 24).

O retiro é também um momento “teofânico”, momento em que Deus se manifesta a nós. É um tempo de graça, de intensa ação do Espírito Santo. Isso exige de nossa parte abertura à ação de Deus.

Todo o nosso empenho está em nos “dispor” para receber a graça de Deus que se derrama em nossos corações com grande abundancia.

Ensina-nos São João da Cruz: “assim como o sol madruga para entrar em tua casa, se lhes abres a janela, assim Deus entrará e encherá de bens divinos a alma vazia” (Ch 3,46).

Em outra parte João da Cruz afirma: “Deus é como uma fonte, na qual cada um recolhe a água conforme o seu recipiente” (2S 21,2)

O melhor ponto de partida para fazer um retiro não é o que eu gostaria de estar, mas sim, aquele que eu estou. Devemos partir sempre do real e não do ideal. O ponto de partida deve ser um ponto concreto. Esse ponto sou eu, com minhas dúvidas, certezas, tribulações, tristezas, alegrias, angústias, esperanças…

No retiro somos desafiados a entrar em nosso castelo interior, não só para perceber nossas limitações e pecados, mas para reconhecer a vida divina em nós e o imenso dom da presença de Deus em nosso interior

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s