Apologia das Pedras

apologia de las piedras

Faz algum tempo que me propus a escrever uma crônica sobre as pedras, elas sempre me lembram da promessa que lhes fiz, por vezes de uma maneira muito dolorosa para mim, já que só percebo a sua presença depois de ter tropeçado em uma delas… A verdade é que retardei essa tarefa porque não queria repeti o habitual discurso sobre o “coração de pedra”. (Aproveito para fazer-me porta voz das pedras e protestar, já que, segundo elas, esta é somente uma dimensão e não revela a envergadura da sua essência. Procuro acalmá-las explicando que é uma tendência muito comum entre os seres humanos olhar as coisas somente de um ângulo).

O próprio já havia saído em defesa das pedras ao ressaltar a sua dimensão de constância e solidez. Construa a casa sobre a rocha, dizia Jesus (Lc 6,48). Se supõe que Jesus gostava das pedras, pois até mudou o nome do apóstolo Simão pelo nome de Pedro (pedra) e anunciou que nesta pedra – que é a profissão de fé feita por Pedro – edificaria a sua Igreja (Mt 16,18). Não obstante, Jesus chamou a atenção do mesmo Pedro, que ao ir contra o projeto de Deus, se torna pedra de tropeço para que o Reino de Deus aconteça (Mt 16,23). Aquele que é chamado a ser “pedra de fundamento” pode se tornar “pedra de tropeço”.

Não menos conhecida são aquelas palavras de Jesus: “Aquele de vós que está sem pecado atire a primeira pedra” (Jo 8,7). Com estas palavras Jesus dissolvia o grupo daqueles que desejavam apedrejar a mulher submetida em adultério. As pedras, em mãos indevidas, podem torna-se instrumento de violência e dominação. Assim toda criação feita por Deus e para o bem podem receber um destino mal nas mãos de iníquos. Por isso compete a nós um desafio de utilizar os bens da criação sem alterar a sua finalidade e essência que é o bem.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s